GUARDA O TEU CORAÇÃO
- ambassadorshvn
- 24 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2020

Eu amo o livro de Provérbios.
Sempre há algo novo a ser aprendido por lá. Se preciso de um conselho válido, ou vou a Provérbios, ou a minha mãe, ou ainda a meus pastores (deixando claro que acompanhamento pastoral é suuper importante :) ).
Mas, existe um provérbio que eu levo comigo sempre:
“Guarda o teu coração, pois dele procedem às saídas da vida” (Pv 4:23).
É um provérbio bem famoso e que guarda um segredo valioso de como se viver bem.
Por um tempo eu meditei no que seria “guardar o coração” e no por que isso é tão importante. Pode-se encaixar esse pequeno e poderoso versículo em várias situações da nossa vida, seja ela um relacionamento tóxico, uma situação desagradável, uma ofensa e etc.
Coração na Bíblia também se refere à alma, ou seja, guarde a sua alma! A nossa alma é quem rege o nosso emocional, se nossa alma fica angustiada nós ficamos também, se ela fica alegre automaticamente nosso humor também será ótimo!
Guardar também é o ato de zelar ou proteger algo, certa vez eu ouvi que nós escolhemos as batalhas que iremos lutar e isso é muito relevante. Se insistimos em estar perto de alguém que nos machuca ou fazer algo do qual não nos deixa bem não estamos guardando a nossa alma. E eu era bem descuidada com a minha alma! Quando tinha os meus 14/15 anos eu era extremamente apegada aos meus amigos, na época eu estava passando por um momento delicado na minha casa e me agarrei a pessoas de fora que eu pensava que tinham o mesmo amor por mim de forma reciproca.
Não era tardia a perdoar as mágoas que me causavam e estava sempre disponível a “dar a cara a tapa” por eles, também era sempre disposta a me doar em tudo sem medir consequências das minhas ações. Se eu fosse cristã naquela época e tivesse escondido meu coração em Cristo muitas feridas desnecessárias teriam sido evitadas.
Claro que esconder o coração em Cristo não significa que jamais iremos nos sentir magoados, tristes, sozinhos e etc etc. Mas Ele sabe bem como curar uma ferida e restaurar um coração quebrado.
Guardar o coração evita doenças famosas como depressão, ansiedade e estresse. Nossa geração precisa aprender a guardar o coração, a não deixar ele procurar por amor onde ele não vai achar. Só encontramos plena satisfação em Cristo Jesus, e é nEle onde devemos guardar o nosso coração.
Deus abençoe!
Comentários