VASOS DE BARRO
- ambassadorshvn
- 30 de jun. de 2020
- 3 min de leitura

Pela Bíblia, Deus nos compara frequentemente com a figura de um vaso de barro, eu particularmente gosto muito dessa comparação. Não é difícil me sentir "quebrada" ou sendo "moldada" ou até mesmo passando pelo forno. Acho que você pode se identificar com essas situações também.
O início da nossa jornada de vasos começa em Isaías 64:8:
"Mas, agora, Senhor, tu és o nosso Pai.
Nós somos o barro e tu és o nosso oleiro; e todos nós somos obra das tuas mãos"
A primeira vez que li essa passagem fiquei maravilhada com essa declaração, tocou o fundo da minha alma, o ser moldado por Deus é algo maravilhoso. Quando nos vemos como criação podemos perceber como o Senhor cuidou de cada detalhe em nós para que o nosso organismo funcionasse em perfeita ordem, a anatomia do corpo humano se torna algo muito mais fascinante quando temos uma perspectiva cristã e podemos enxergar com clareza Deus em cada detalhe.
Contudo, não somos perfeitos em caráter. Um caráter cristão é um processo totalmente guiado e executado pelo Espírito Santo, devido a nossa natureza adâmica nascemos em pecado (Sl 51:5) e quando tomamos consciência de que não somos, de fato, bons e que a nossa ideia de bondade muitas vezes não serve para Deus, percebemos urgentemente o quando precisamos ser moldados.
Em Jeremias 18:1-4, uma passagem muito famosa aliás, nos diz que:
"Palavra que foi dita a Jeremias da parte do Senhor:
-Levante-se e desça até a casa do oleiro, e lá você ouvirá as minhas palavras.
Desci a casa do oleiro, e eis que ele estava trabalhando sobre a roda. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se estragou nas suas mãos, ele tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu."
Duas coisas que me chamam atenção aqui são:
1) "Levante-se e desça"(v.2): Quando percebemos que precisamos urgentemente de uma nova "moldagem", não podemos ficar parados esperando que isso aconteça em um passe de mágica. Como eu disse, esse processo é executado pelo Espírito Santo, Ele só vai moldar você se você deixar que Ele o faça, o primeiro passo é seu. E depois temos o desça. Podia ser um "suba" ou um "siga", por que então, foi usado um desça? Eu lembro de Naamã quando precisou descer até o Jordão sete vezes para ser curado. Precisamos descer da nossa posição de auto suficiência e assumir que precisamos ser moldados pelo Oleiro, que sozinhos não podemos fazer coisa alguma.
2)"Ele tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu"(v.4): Outra coisa é entender que somos moldados não conforme a nossa vontade, mas conforme a vontade de Deus. Quando descemos, admitimos que o trabalho de Deus é melhor do que achamos que podemos fazer sozinhos e dessa forma, temos que deixa-Lo trabalhar da maneira que bem entender, afinal, Ele é o Oleiro, sabe o que faz.
Até que enfim chegarmos ao ponto de sermos vasos bons e prontos para o uso de Deus, como vemos em 2 Coríntios 4:7, vasos que visualmente não parecem grande coisa, mas que guardam um grande tesouro da parte de Deus.
Ser moldado causa incomodo, pode doer, você pode se sentir quebrado em dobro durante o processo e passar por situações desagradáveis, mas tudo isso faz parte e no fim, após sermos aprovados pelo forno, somos feitos vasos prontos para sermos usados para aquilo que fomos criados para fazer.
E não há nada melhor do que saber que estamos fazendo aquilo para que fomos criados e que estamos alinhados com a vontade de Deus.
Se você precisa ser moldado, te desafio a ter a coragem de entregar a sua vida nas mãos do Senhor e deixar que Ele faça segundo bem lhe pareça, feche os olhos e faça essa oração. Então, desça a casa do oleiro.
Deus abençoe!
Comments