top of page

O PODER DAS PALAVRAS

  • ambassadorshvn
  • 22 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

ree

Eu acredito que você já tenha ouvido o famoso ditado: "As palavras tem poder!".

Bem, essa provavelmente é a frase mais sábia que você vai ouvir hoje, de fato as palavras carregam muito poder.


Certa vez ouvi sobre um estudo em que um cientista japonês colocou em três potes de vidro arroz cozido. Para o primeiro pote ele proferiu apenas elogios e palavras positivas, para o segundo disse apenas críticas e o terceiro ele simplesmente ignorou. O resultado disso?


Após uma semana o primeiro pote permaneceu intacto e em boas condições, o segundo estragou e o terceiro mofou!

Cientificamente falando, a energia que você passa através das palavras para substâncias que contém grandes níveis de água tem uma enorme interação com seu comportamento. Nada muito novo biblicamente falando. Em Provérbios o rei Salomão diz:


"A língua tem poder sobre a vida e a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto." (Pv 18:21 - NVI).

Eu fui o tipo de pessoa que falava sem pensar o tempo todo, até me deparar com um livro extraordinário chamado: "Eu e minha boca grande" (Joyce Mayer), que abriu os meus olhos e me fez perceber quantas palavras inúteis eu proferia. Isso com toda certeza não teria tanto problema se as palavras não tivessem efeito algum.


Acontece que elas tem! E muito! O apóstolo Paulo nos exorta em Efésios para que não saia de nossa boca nenhuma palavra torpe, somente a que for boa para edificação (Ef 4:29). Na verdade, existem inúmeras referências bíblicas sobre o assunto, muito mais do que eu poderia citar aqui.


No mundo espiritual as palavras tem tanta influência que quando verbalizadas causam um efeito avassalador, por isso somos aconselhados à declarar palavras de vitória ou repreensão (quando se trata de batalha espiritual). Quando dizemos algo como "Nada dá certo pra mim" ou "Eu nunca consigo fazer nada!" estamos fazendo a coisa mais estúpida do mundo: jogando maldições em nós mesmos.


Temos o poder de amaldiçoar e abençoar apenas proferindo palavras de benção ou maldição, isso nos alcança e alcança outras pessoas também. Quer um exemplo? O que você diz para o seu filho tem muito poder, isso influência diretamente no caráter dele. Se você diz coisas boas à ele, coisas boas acontecerão. Por isso Esaú ficou tão desesperado quando perdeu sua benção (Gn 27:34).


É o chamado: chamar a existência às coisa que não são. Assim como foi em todo Gênesis 1 quando Deus criou tudo pela palavra, apenas chamando à existência as coisas que não eram (não que você possa criar um universo pela palavra, afinal, você não é Deus).


Mas, não pense que por tomar conhecimento disso você pode sair amaldiçoando quem você quiser ao seu bel prazer. Jesus disse que no dia do Juízo prestaremos contas de toda palavra inútil que proferirmos (Mt 12:36). Então, eu sugiro que repensemos o que andamos falando por aí, porque palavras trazem consequências, quer tenhamos consciência disso ou não.


Precisamos (eu me incluo nessa) criar o bom hábito de proferir palavras de vida e de bençãos para nós mesmos e para as pessoas que nos cercam. Infelizmente, uma palavra negativa é muito mais difícil de derrubar do que uma positiva.


Não deixe que lancem palavras de maldição contra sua vida, quando estiver só, verbalize que você não aceita tais maldições e lance três ou mais afirmações positivas. Seja alguém que lança palavras de vida para as pessoas, é o que o Senhor espera de nós.


Comece a pensar antes de falar e se você se sentir incapaz de faze-lo, peça ao Senhor que coloque um guarda na sua boca e que te ensine a usar sua língua com sabedoria, esse pequeno órgão contém muito poder! (Tg 3:3-11).


Termino aqui lançando uma benção para o seu dia, que a presença do Senhor te acompanhe hoje e sempre, que Ele te de a sabedoria que você precisa e que Sua bondade seja manifesta em sua vida.


Abençoe alguém hoje também.


Deus abençoe!



 
 
 

Commentaires


© 2020 por AMBASSADORS OF HEAVEN. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram - Black Circle
bottom of page